Wednesday, March 01, 2006

II Hoje não há aliterações, metáforas, metamorfoses ou analogias

Continuo enjoada nesta caravela perdida sem ilha a bom... ou mau... ou a um porto qualquer onde possa pousar a cabeça que estala!
Não há consenso entre o “eu” de razão científica e intelectual, razão empírica e cultural, muito menos afectiva e moral!
Honestamente... é triste... mas estou perdida!
Vou, de tempos a tempos, mastigar o assunto e regurgitar digestões incompletas do que tanto me tem incomodado...

E sim... porque talvez não saiba viver de outra forma, irei à fonte, in loco, às crianças que me rodeiam (principalmente ao meu Xanoca) e aos pais que vou observando (principalmente... os meu pais e à minha irmã).


(afinal a minha heurística é o tempo que leva o meu volto redondo a fazer a panorâmica)

Preconceito – s. m.,
*conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério
*superstição;
*prejuízo;
*erro.

Pode uma criança, aos 6 anos de idade, perceber o conceito?
Pode. Talvez não o explique... mas sabe-o... compreende-o! E como defender-se dele...

O meu sobrinho vive connosco. Tem 6 anos de idade e tem pela avó (a avó dos Pipi) uma dedicação e estima que ultrapassa a do resto da família! Junta!!!

Situação 1 (porque, raios parta, tudo depende sempre de um contexto)
Tem outra avó (a avó do Muu). E um pai... emigrado... em processo de divórcio... e que não vê o filho desde Abril. (e para que não pareça desonesto... nada direi mais nada!!!) Tem um padrinho/ tio e uma madrinha/ prima. Nesta ala da família são assim,... como dizer... mais rígidos em alguns pormenores... menos... abertos... menos inocentes... (bem... e falando o que realmente acredito– mais machistas!!!).
No aniversário do Alexandre, a avó do Pipi, atendendo que o Xanoca tanto fala em “ter um mano” (como se isso saísse nos furas dos chocolates!!!) resolveu presenteá-lo com um bebé chorão!
Aquando a abertura das prendas, estando ambas as partes da família juntas, qual não é o espanto? Sabendo que para a Avó do Muu e para o Padrinho “os meninos não brincam com bonecas. Podem ficar larilas” (sim... isto é verídico!), o Alexandre surpreende tudo e todos com um bem vincado “isto não é para mim”! – pois é... mas nós já sabíamos o porquê... deixem as coisas acalmar!
Durante uma semana, o brinquedo estando à vista do Pequenote, representava uma tentação...
-todos os dias a mesma conversa!
“oh vozinha! Deixa brincar com o boneco!!! Deixa abrir!!”
-todos os dias a mesma resposta!
“agora só quando a avó quiser brincar!”

E sabem que mais? Quando finalmente as suas preces foram ouvidas, até já nome tinha: Francisco!!

(o que me parece é que o pequeno foi muito inteligente!)

Ora vejamos: a avó do Pipi era um problema para se resolver depois!
*a quem, com mais facilidade magoamos, porque é mais fácil de resolver ou porque sabemos que seremos perdoados? – aos mais próximos!
*quem será a “segunda escolha” se tivermos a oportunidade de fazer boa figura no “agora e já” perante outrem que nos convém ter perto o suficiente?- aos mais próximos!
*qual o Troiano que na Grécia não aperta a mão ao César, alegando em casa que era uma estratégia de infiltração para atentar a paz mais tarde? Aos mais próximos!

*O Alexandre conhecia bem a posição de todos os que o rodeavam e sabia bem que sofreria represálias por parte da Avó do Muu e do Padrinho- então, deu-lhes o que eles queriam... não sofreu qualquer repreenda e conquistou pontos de aproximação!

Fugiu do preconceito de uns, enganando-os (dando-lhes apenas o que sabia que eles queriam) e compensando os outros que, sabendo que os tem no tempo, lhes dará atenção e respeito!
Ele não tem a noção desta explicação... foi tudo tão rápido que ele, garanto, agiu de impulso. O que me preocupa é o que tudo isto significa: de futuro, que será ela capaz de fazer para permanecer nas boas graças dos outros? Será um fraco sem convicções que se moldará a “quem der mais”? Dará sempre o que os outros querem ver ou dará aquilo em que acredita?


Será um crime manipular-se os dados para tentar tirar partido do melhor de dois mundos?
Acredito que não... mas desconfio (muito) dos meios!