Thursday, July 25, 2019

Era uma vez um João...

Era uma vez um João, Pé de Feijão.
Que pela sua altivez e grandeza, mesmo que só de gigante tacanho, à sua sombra, nada cresce. Nada vinga. Nada floresce. Só mesmo aparece algo por muita teimosia - mas essa vem de Herança!

Era uma vez um João Trapalhão.
Desajeitado e tosco, por definição de actos e acções, que se reflectem na sua rede de comportamentos, compreensões e casmurrices. Ou pelo menos, em sua defesa, de desculpa para a inércia do "tentar fazer que muda", mas apenas para nada se esforçar.

Era uma vez um João Papão.
Não mete medo. É corajoso, resiliente, teimoso e persistente. A seu jeito, paternal de excelência, companheiro emocionalmente limitado, camarada que é pouco jogador de equipa, com uns estranhos "pesos e medidas" a cada situação,  por muito que a semelhança seja apenas e só flagrante na ideologia, mas diferente na geográfica...


Era uma vez... Um João...
Que diz a etimologia é "filho de Deus" mas faz da nossa vida, tantas vezes, um "inferno"! (Vá lá! Vá lá! É a Sequência Perfeita!)
Que se esqueceu de incluir "elogio" como prática corrente mas muito bom na crítica politicamente correcta! Mas tudo isso é desculpado porque basta dizer "preciso de" que estará sempre lá... 
Forte. Arrasta pesos, atrelados, penduras, mas acho que nem percebe porquê.
Capaz de poucas linhas, mas que podem estar cheias de "pois, entretanto em altura oportuna trataremos atempadamente de conseguir disponibilidade para opiniões e estratégias, a fim de, por conseguinte atestar os pontos em proposição". (ou seja: cheio de palavras juntas mas apenas politicamente correctas)
É Fiel e crente ao "normal" - nada doí, nada tira, nada põe, nada mexe, nada quente, nada frio...
Mas a Filha deu volta a esse Mundo estável! A Culpa é minha que faço de "policia Mau" e isso dá-lhe margem para que desfrute. Rebole, brinque e aprecie... Coisa que muitas vezes "não é normal" neste mundo actual.

Era uma vez um João...
Que não me falte, pois faz falta ao meu coração...

Pedro Abrunhosa
"Eu Não Sei Quem Te Perdeu"